sexta-feira, 27 de maio de 2011

Usina na Praça apresenta Maracatu Truvão


O grupo “Maracatu Truvão” inaugura o equipamento de som da Usina do Gasômetro, que acaba de ser adquirido, com show neste domingo, 29 de maio, às 17h, na Praça da Usina do Gasômetro. A apresentação integra a 32ª edição do projeto Usina na Praça. Em caso de chuva, acontece um cortejo de maracatu na parte interna (térreo) do Centro Cultural.

Maracatu Truvão
O grupo Maracatu Truvão nasceu em setembro de 2004, a partir da realização de uma oficina de Maracatu – ritmo nordestino caracterizado pela presença dominante de grandes tambores (alfaias). Interessados na difusão deste estilo musical na cena cultural porto-alegrense, os integrantes empenharam-se em estudar e aprofundar seus conhecimentos relativos a este patrimônio cultural imaterial genuinamente brasileiro.

O Maracatu é uma manifestação folclórica pernambucana hoje difundida pelos quatro cantos do mundo. É um cortejo real de tradição afro-brasileira que desfila, especialmente, pelas ruas do Recife em ocasião do Carnaval. Conhecido também pelo nome de “Nação”, é originário das antigas festas de coroação de reis negros, eleitos e nomeados de “reis do Congo”, a partir de fins do século XVII. A mais antiga notícia que se tem acerca do folguedo é a do padre Lino do Monte Carmelo Luna, de 1867.

Desde a formação, o parque da Redenção é palco de ensaios e apresentações do “Maracatu Truvão” que, em junho de 2007, passou a desenvolver, com muito sucesso, oficinas permanentes de Maracatu para iniciantes e para menores, em parceria com o “Afrosul-Odomodê”, renomada instituição difusora da cultura afro no Rio Grande do Sul.

Foto: Ivânia Kunzler/Divulgação PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário