A cidade de Porto Alegre se prepara para receber entre os dias 13 e 16 de junho de 2012 a primeira edição do Democracine - Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre. Promovido pela Prefeitura de Porto Alegre e pelo Observatório Internacional de Democracia Participativa, em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o Democracine tem o objetivo de difundir produções audiovisuais relacionadas à democracia participativa e ao aprofundamento da cidadania. O festival, que acontece na Sala P. F. Gastal e no CineBancários, terá sua programação formada por uma mostra competitiva de filmes de curta e média metragem e uma mostra paralela informativa, e pretende transformar a capital gaúcha em um centro de discussão sobre o papel da imagem no campo das lutas democráticas no mundo contemporâneo.
Em sua primeira edição, o Democracine privilegiará seis eixos temáticos: Cidadanias insurgentes e ação coletiva na prática cotidiana da democracia, Processos eleitorais, Revoluções, Democracia e trabalho, o meio ambiente como campo de luta democrática, memórias de lutas, grandes lutadores e heróis desconhecidos. Além das mostras Competitiva e Informativa, o festival apresenta a mostra paralela Expressões da Revolução.
A cerimônia de abertura do festival acontece no dia 13 de junho, na Sala P. F. Gastal , com a exibição do documentário Tahir, Praça da Libertação, do diretor italiano Stefano Savona, que estará acompanhando a exibição de seu filme. Considerada a primeira produção de longa metragem a retratar o movimento dos rebeldes no Cairo, cujo epicentro ocorreu na praça Tahir, o filme de Stefano Savona participou da última edição do Festival de Locarno e terá sua primeira exibição no Brasil no Democracine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário