quarta-feira, 23 de maio de 2012

As Conchambranças de Quaderna, da obra de Ariano Suassuna, estreia em Porto Alegre


Quem não se lembra de Quaderna, o narrador do romance “A Pedra do Reino”, do escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna? Pois ele está de volta, e, desta vez, ao teatro. A peça “As Conchambranças de Quaderna”, com direção da atriz e cantora Inez Viana, chega a Porto Alegre dias 26 e 27 de maio para uma curta temporada de duas apresentações no Theatro São Pedro (sábado, às 21h, e domingo, às 18h). Antes disso, a peça passa por Ipatinga e Belo Horizonte (MG).

São duas peças numa só, ligadas por um mesmo narrador, Dom Pedro Diniz Quaderna. A primeira, “Casamento Com Cigano Pelo Meio”, conta a saga de duas irmãs prometidas em casamento, em que o noivo de uma delas, no dia do matrimônio, resolve que quer se casar com a outra, criando uma grande confusão. Já a segunda história, “A Caseira e a Catarina”, fala de uma mulher traída pelo marido, que faz um pacto com o Diabo e pede para que ele leve o traidor e sua amante para o inferno. Quaderna, então, se disfarça de Diabo e, além de criar muitas “conchambranças”, revela um final surpreendente.

Uma comédia imperdível, não só por colocar em perspectiva o Brasil e sua cultura, mas também por discutir o que vem a ser brasilidade. A adaptação da obra para os palcos teve ótimas críticas por onde passou, e Inez Viana recebeu elogios do próprio Suassuna.

Leonardo Brício, que vive Davi na minissério Rei Davi, da Record, é a estrela da peça e interpreta Quaderna sem cair na caricatura do nordestino. Além dele, a peça ainda conta com um elenco de primeira: Débora Lamm, Cláudia Ventura, Ricardo Souzedo, Iano Salomão, Diogo Camargos, Zé Wendel, Junior Dantas e Viviane Câmara.

Inspirada nos circos e danças populares, os nove atores e dois músicos contam essa divertida história, num ritmo próprio, ajudado por painéis que deixam e tiram os atores de cena, como num passe de mágica, criando um efeito visual surpreendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário