quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mostra gratuita de cinema começa hoje na capital

O futuro que os cineastas projetaram nas telas poderá ser conferido no ciclo "Cinema e Imaginário: O Futuro Projetado na Tela", com exibição gratuita a partir de hoje até o dia 30, na Sala Redenção do Cinema Universitário no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

As sessões ocorrem das 16h às 19h. Serão exibidos diversos filmes que dizem respeito não somente ao futuro, mas também à ameaça que significa a presença do outro na figura de alienígenas, predadores ou de seres de inteligência artificial. O ciclo traz filmes de diversas épocas e estilos que abordam as viagens pelo tempo, o encontro com o estranho ou, ainda, o temor pela perda de controle sobre o desenvolvimento científico e tecnológico.

Hoje tem a exibição de "Viagem à Lua" (1902), de Georges Méliés, em sessões nesta quarta-feira, às 19h, e amanhã, 16h. O curta mostra uma das visões mais fantasiosas que os homens possuíam da Lua nos primeiros anos do século XX. Uma expedição formada por homens vai para o satélite Terra, onde encontram seres nada amistosos.

Na quinta, às 19h, e sexta, às 16h, entra em cartaz "O Dia em que a Terra Parou" (1951), de Robert Wise, no qual uma espaçonave aterrissa em Washington D. C. e dela surge um alienígena.

Como uma viagem no tempo, o público poderá conferir o que foi feito em diferentes épocas, passando por clássicos como Alphaville (1965), de Jean-Luc Godard; "Fahrenheit 451" (1966), de François Truffaut; "O Planeta dos Macacos" (1967), de Franklin J. Schaffner; "Viagem Fantástica" (1966), de Richard Fleischer; "2001: Uma Odisseia no Espaço" (1968), de Stanley Kubrick; entre outros.

Não ficaram de fora "Alien: o Oitavo Passageiro" (1979), de Ridley Scott, grande aventura do cinema com Sigourney Weaver como a Tenente Ellen Ripley e "Blade Runner" (1982), de Ridley Scott, numa Los Angeles futurista e numa caça aos replicantes (cópias de seres humanos). Os dois mais recentes escalados para integrar o ciclo foram "Matrix" (1999), de Wachowski Brothers, com Keanu Reeves interpretando um personagem que vive num mundo one nada é o que parece. A produção ganhou quatro Oscars. A mostra se encerra no dia 30, com "Avatar" (2009), de James Cameron, sobre a invasão do seres humanos ao planeta Pandora, com mensagem ecológica na trama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário