quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

El Cuarteto de Nos e Cartolas hoje em Porto Alegre

Hoje, pela primeira vez em Porto Alegre, a banda uruguaia Cuarteto de Nos fará show no Bar Opinião. Para acompanhar os hermanos, a casa também recebe o rock gaúcho dos Cartolas. O show acontece a partir das 22h.

Cuarteto de Nos
Surgida nos anos 80, a banda começou tocando jazz rock totalmente instrumental. Aos poucos, paralelamente à música, começaram a criar canções com letras e, pouco a pouco, sua música começou a dar passos em direção a outros estilos musicais.


Em suas primeiras apresentações, faziam performances que começaram a chamar a atenção de um público que se interessava por sua nova proposta. A originalidade do seu estilo fez com que a banda fosse reconhecida entre os fãs do rock uruguaio, lotando suas apresentações após 20 anos de carreira, mantendo sempre o mesmo estilo.

Seu último disco, Bipolar, mostra um trabalho que não se caracteriza pela unidade, mas sim pela singularidade que cada música possui, com sua própria encenação e suas próprias referências particulares.

Bipolar é um disco mais aberto, que convida outros músicos e arranjadores, buscando estilos que vão mais além dos limites do rock. Arranjos de cordas e sopros ficaram com Luciano Supervielle, convidados como o bandoneonista Martín Ferres (Bajofondo) e o rap agressivo de Santullo fazem parte da novidade. Neste disco, pode-se encontrar desde referências ao pop dos anos 60 até uma incursão às expressões mais novas da música urbana atual, em referências a cumbia villera, ao hip-hop e ao electro-rock.

Cartolas
Em 2005 a banda foi vencedora do festival de bandas nacionais Claro que é Rock, o que lhe rendeu, entre outros prêmios, um disco produzido no estúdio Toca do Bandido por Carlos Eduardo Miranda, o maior ídolo da cena Indie nacional, com auxílio de Thomaz Batista.

Depois do sucesso do seu primeiro disco, Original de Fábrica, que ganhou o prêmio Açorianos de Melhor Disco Pop, a banda lançou em 2010 Quase certeza absoluta. O novo trabalho veio precedido de um single lançado antes do disco, a canção “Partido em franja”, que se tornou uma das músicas mais pedidas em várias emissoras do Sul do país.

Além de Dé Silveira (violão), Luciano Preza (vocal), Otávio Silveira (baixo), Pedro Petracco (bateria) e Christiano Todt (guitarra), o disco ainda teve as participações especiais de Izmália, Márcio Petracco e Yanto Laitano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário